quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Colorimetria





Um bom cabeleireiro é aquele que sabe analisar um cabelo antes de iniciar qualquer processo químico, pois o resultado final depende do bom estado dos fios. Sabemos que hoje em dia a procura para mudar o visual é muito grande. Basta observar as pessoas nas ruas para perceber que a grande maioria das mulheres tem os cabelos coloridos ou quimicamente tratados. Por isso, o profissional deve estar sempre se aperfeiçoando e buscando treinamentos específicos, dentre eles a Colorimetria, que é um estudo das cores, das suas composições e combinações. O Colorista deve saber identificar a cor que está nos fios, seja ela natural ou artificial, analisar o que precisa ser melhorado para que o cabelo ganhe mais brilho e qual coloração deve ser usada para conseguir a nova tonalidade desejada pelo cliente. A cor natural do cabelo se dá pela presença de melanina presentes no córtex dos fios. Esses pigmentos são três tipos: eumelanina, feumelanina e tricosiderina. - Eumelanina: pigmentos cor azul; - Feumelanina: pigmentos alaranjados ou amarelados; - Tricosiderina: pigmentos vermelhos. São esses pigmentos que definem a cor dos cabelos que servem como base para uma nova coloração. Por exemplo, uma parede será pintada e se ela for da cor branca, o resultado final será um, porém se a parede for da cor verde, o resultado será outro. Um tom pode amenizar ou potencializar o efeito do outro. Assim, o verde opõe-se ao tom vermelho e o neutraliza; o roxo opõe-se ao tom amarelo e o neutraliza; o laranja opõe-se ao tom azul e o neutraliza. Reflexos ou luzes douradas podem ser neutralizados usando um colorante violeta. E tinturas de tons castanhos ou pretos podem deixar a raiz dos fios avermelhada algumas semanas após a aplicação. Isso ocorre também se o tempo se pausa da tintura não for respeitada pelo cabeleireiro. Por isso a importância de procurar um bom profissional da área. O especialista também deve se especializar em descoloração, pois essa é a única maneira de clarear os cabelos para que possam ser tingidos em tons mais claros. Além de utilizar produtos profissionais, ser atualizado e organizado, para melhor atender seus clientes.













Estrela de Oswald ( Estrela de cores )

Esta estrela é a estrela universal das cores. Serve como parâmetro ao colorista no momento da coloração e da neutralização de tons indesejáveis.

As cores opostas entre si neutralizam-se uma à outra. Por exemplo, se você tem reflexos amarelos ou dourados nos fios e deseja neutralizá-los (retirando a intensidade do reflexo) poderá utilizar coloração com pigmento violeta, pois na estrela, o violeta está em oposição aoamarelo.

O conhecimento desta estrela é muito importante para o momento de neutralização de tons. Algumas colorações costumam acrescentá-la junto ao seu catálogo de cores para facilitar no momento da escolha das colorações.




Sempre lembrando cor não clareia cor.

Nenhum comentário: